sábado, 19 de dezembro de 2015

Morar na Cidade ou no interior?

Um assunto que eu ainda não tinha comentado aqui no blog era sobre os lugares a ser escolhido para morar. Falei algumas coisas em uma matéria pequena, mas não me aprofundei muito no assunto. A matéria você encontra aqui "Em busca do meu cantinho"
Será que uma pessoa que morou toda a vida na capital iria se acostumar com a vida no interior? E uma pessoa que mora no interior iria se acostumar morando na Capital? Foi isso que eu me perguntei, só que eu moro na Capital. Vou dizer o meu ponto de vista onde pensei numa possível mudança para o campo.
Vamos lá, a vida na Cidade grande é boa por vários motivos, principalmente por ter tudo por perto. Mas quando penso no assunto "casa própria" eu vejo que os valores do imóveis não estão muito acessíveis no centro da cidade. E quando encontra algo mais barato no centro é um apartamento muito pequeno. E se encontrar casa é bem distante do centro.
Os lugares distante do centro no município onde eu moro não me agradam. Então andei pensando, e se eu fosse morar no interior ou no campo? seria realmente uma mudança grande, já que eu vivi a vida toda na cidade. Porém tem alguns lugares longe da capital que eu gosto, que só passo alguns dias. Mas nunca tinha imaginado morando no campo, vamos dizer assim.
Mas também é possível encontrar imóveis caros no interior ou no campo, dependendo da sua cidade. Porém pode se encontrar imóveis com o preço mais em conta.
Pensando nisso vou citar as vantagens e desvantagens no meu ponto de vista de morar no interior.

Vantagens de morar no interior

Qualidade de vida melhor (ar puro)
Tranquilidade
Melhor opção de imóveis (tamanho)
Parece ser mais seguro

Desvantagens de morar no interior

Fica longe da capital (praias, se você gostar)
Ficar longe de família e amigos
Suas lojas preferidas vão estar na cidade
Se for lugar turístico só vai ter movimento nos feriados e finais de semana (mas isso pode ser bom o ruim dependendo de cada pessoa)

Mas também tem outros fatores que você precisa considerar morando no interior. Algumas coisas são necessárias perto de onde você deseja morar, por exemplo:

* Condução
* Supermercado
* Padaria
* Emprego perto
* O custo do salário
* Escola/Faculdade

Para quem tem carro talvez não teria tanto problema em fazer uma mudança assim, mas para quem depende de transporte público tem que ver se vai valer a pena a distância, principalmente se você vai continuar trabalhando na capital. Mas se for trabalhar perto da nova casa é bom procurar saber se os salário vale a pena.

Esse foi o meu ponto de vista sobre como seria morar no interior. Se você também já passou por isso ou fez alguma escolha assim, gostaria de saber a sua opinião aqui nos comentários.

Nenhum comentário: