terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Pinturas de Rafael Fioratto

Ola para todos!!!
Todo mundo já sabe que eu amo ilustrações e pinturas, e na minha ida a Penedo eu conheci mais um artista local, o Rafael Fioratto. Suas pinturas estavam expostas na Pequena Finlândia e eu me encantei pelo colorido das obras. E só agora descobri que uma caneca que eu comprei há alguns anos lá foi ilustrada por ele.

Ilustrações

Rafael Fioratto é artista plástico e autor de peças de teatro, nasceu em 28 de março de 1982 em Resende, mas sempre morou em Itatiaia. Já fez cursos de cerâmica, desenho, filosofia e artes cênicas, papel machê, e participou de cursos e debates com o filósofo Jorge Jaime que incentivava seu trabalho e atuação na cultura local.

O artista conta que sua paixão por arte começou junto com seu amor pela natureza, quando, ainda pequeno, montou um jardim no quintal de casa. "No jardim apareciam pássaros, insetos e até serpentes. A partir daí, a natureza começou a inspirar criações visuais. Por vezes desenhava as plantas, uma espécie de ilustração botânica ingênua, coisa de criança", recorda. Essa paixão infantil reapareceu em sua primeira mostra individual de 2011, intitulada "Neo-Olimpo Mitos da Mata Atlântica".

É autor da peça Inversões de Papéis, que lotou o Teatro Oswaldo Motta durante sua temporada de apresentação e rodou cidades da região.
O artista e professor mantém um atelier próprio onde produz seus quadros, esculturas e objetos de cultura popular para festas e eventos da cidade e ministra aulas de cerâmica, desenho, papel artesanal e escultura. Rafael é implementador do ensino de artes da Rede Municipal de Educação de Itatiaia e professor do setor educativo do MAM Resende.

Pesquisa: Mapa de Cultura

Rafael Fioratto
Email: atelierrafaelfioratto@hotmail.com
Blog | Facebook

2 comentários:

Rafael Fioratto disse...

Que coisa boa encontrar esta postagem. Agradeço de coração. Saúde e felicidades!

Ingrid Shinoda disse...

Que honra ter você por aqui! Gostei muito do seu trabalho! E que bom que você gostou do post. Felicidades!