terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Como Aprender Lettering

Ola para todos!!
Hoje eu quero conversar com vocês sobre algo muito interessante no design e que está ganhando novos adeptos, mesmo que não sejam do ramo. Vamos falar de Lettering, que é a "arte de desenhar letras". Ou seja são palavras com suas letras bem desenhadas. Ela é diferente da tipografia, que é o estudo de como as letras (tipos) interagem entre si, mas esse é outro assunto.

Qualquer pessoa pode aprender lettering, basta se empenhar e treinar. Ele é usado para criar painéis, quadros, logotipos e até decorar planners.
Existe alguns tipos de Lettering:

Letterpress: Esse é um tipo mais livre. Nesse estilo as letras se parecem mais com letras prontas (fontes) do que com as letras do estilo brush. As letras são bem agrupadas e as palavras podem ter tamanhos variados. Para iniciar esse estilo é mais fácil

Cursiva: É o estilo de escrita manual onde as letras das palavras são ligadas umas as outras. Permitindo que a palavra seja escrita com um único traço.

Blocada: Ou justificada, essas letras são bem alinhadas e pode aumentar ou diminuir o espaço entre palavras e letras. É muito usada em layouts. Sua característica é mais robusta.

Imagem

Faux: A letra faux é mais elegante, muito usada para convites.

Bounce: As letras são tiradas do eixo, ou seja das suas linhas retas, gerando movimento subindo e descendo.

Materiais:

Papeis: Para treino pode usar folhas de papel ofício ou caderno para caligrafia, mas para criações é bom papeis com gramaturas acima de 120g que absorve melhor a tinta.

Canetas: A caneta ideal é a brush, mas tem que treinar muito para saber usa-la e ela tem o preço mais caro. Mas existe outras alternativas como canetinhas, marcadores, nankin, aquarela... Vai dar um pouco mais de trabalho, mas ajuda a treinar e também garante bons resultados.

Para começar a fazer os traços da letra lembre-se que quando o traço sobe ele é fino e quando o traço desce é grosso. E é sempre bom começar usando um lápis e depois contorne com a caneta.

Imagem

Depois de treinar cada letra, você tem que aprender a compor palavras. No final da primeira letra você tem que sobrepor no inicio da letra seguinte. Depois é só ir corrigindo a palavra e engrossa-la nos lugares certos.

Inspirações


Agora é só treinar bastante e criar letterings lindos!

2 comentários:

Nanda Sales disse...

Estou tentando aprender lettering também, mas tá difícil hahaha.
Essa postagem me ajudou bastante, prática, simples e objetiva!
Beijinhos <#

Ingrid Shinoda disse...

Que bom que o post te ajudou Nanda!
Continue treinando =)
Beijinhos!!!